domingo, 17 de abril de 2011

PAISAGEM RURAL EM AQUARELA

INÍCIO DO ESTUDO DA SÍNTESE

A simplificação do motivo para criar uma interpretação própria é um fator de primordial importância na aquarela.



Aqui está um esboço do natural, a lápis do motivo, já antevendo a síntese.




Empregando a técnica úmido sobre úmido, estabeleço um caminho visual para o motivo principal. Aguadas de cores são deixadas fluir livremente.




Agora de forma gestual e global do motivo acrescento um relato simplificado do caráter do motivo. Entendo que vão existir maiores definições no transcorrer do trabalho. Observe a incorporação do elemento principal e o último plano.




Ao pintar desta forma, estou sempre pensando em uma finalização gestual do motivo. Rapidamente percebo que não será necessário adicionar muitos elementos para que o motivo venha a vida. Apenas acrescento maiores contrastes.




Trabalho novamente o motivo. Algumas informações começam a aparecer. Começo a introduzir interesse na cena, ao completar o caminho visual para equilibrar áreas mantidas simples ou pouco explicadas.




Acrescento agora contrastes de cores à direita para melhor explicar o motivo principal, como a interpretação da árvore .




O trabalho terminado onde pequenos acentos à esquerda proporcionam a interação dos últimos planos com os primeiros





Detalhes do trabalho para apreciação das pinceladas na interpretação do motivo.
Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES 180gr/m² no tamanho de 56 X 38 cm.

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