A AVENIDA BRASIL E A RUA ITÁLIA PARARAM DE SORRIR... A GUERREIRA NOS DEIXOU...
Meus primeiros livros de ensino de desenho foram adquiridos de suas mãos e meus últimos materiais de pintura em sua livraria, acompanhado de um bate-papo e de um sorriso.
Sua vida facilitou toda minha vida artística e cultural !
Saudades... Marina.
Marina Murad
A Alma da Livraria Monteiro Lobato
Primeiros esboços a lápis procurando uma posição da cabeça melhor representativa. Estudos das proporções, buscando detalhes característicos.
O desenho já no papel ilustração com o máximo de detalhes para facilitar o trabalho em bico de pena.
Iniciou-se o trabalho em bico de pena pelos olhos e nariz, buscando uma estabilização do desenho. Logo trabalhou-se os lábios e a sombra projetada sobre o pescoço.
Sintetizou-se o cabelo buscando seu brilho pela luz e sombra bem como sua textura.
Desenho terminado onde se adicionou detalhes livres criando mais naturalidade e movimento.
Desenho publicado no Jornal “O Imparcial” do dia 22-10-200.
Trabalho executado sobre papel Art Premiun no tamanho de 48x33 cm.
domingo, 30 de outubro de 2011
PAISAGEM RURAL EM CARVÃO
PAISAGEM RURAL EM CARVÃO.
TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA.
Esboço inicial do motivo. Utilizo o carvão vegetal em pequenos pedaços de forma deitada em busca da síntese, desde esta fase.
Utilizando os dedos como esfuminho busco a separação dos planos do motivo.
Acentuo os planos para melhor compor a paisagem.
Agora, com a borracha, trabalho os últimos planos buscando movimento e um caminho visual para melhor compor o trabalho.
Com a borracha e pequenos acentos com o carvão trabalho as copas das araucárias e os primeiros planos.
O desenho terminado onde alguns acentos em busca de melhores contrastes, promovem vida e melhor caminho visual ao trabalho.
Trabalho executado sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.
TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA.
Esboço inicial do motivo. Utilizo o carvão vegetal em pequenos pedaços de forma deitada em busca da síntese, desde esta fase.
Utilizando os dedos como esfuminho busco a separação dos planos do motivo.
Acentuo os planos para melhor compor a paisagem.
Agora, com a borracha, trabalho os últimos planos buscando movimento e um caminho visual para melhor compor o trabalho.
Com a borracha e pequenos acentos com o carvão trabalho as copas das araucárias e os primeiros planos.
O desenho terminado onde alguns acentos em busca de melhores contrastes, promovem vida e melhor caminho visual ao trabalho.
Trabalho executado sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.
Marcadores:
carvão,
paisagem,
passo-a-passo,
pintura do natural
domingo, 23 de outubro de 2011
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
Quando as composições estão estacionadas em busca de reparos, torna-se mais fácil a execução do trabalho. Sem um compromisso de tempo para executar o desenho, busco tranquilamente o melhor ângulo para uma composição à altura do motivo. É uma manhã de domingo.Alguns passarinhos estão ao meu lado. Há uma sinfonia de som e luz. A cidade ao fundo começa a despertar.
O desenho a lápis é lento, requer muitos detalhes. Logo o transfiro para o papel ilustração definitivo.
Inicio a fase em bico de pena pelos últimos planos. Os edifícios ao fundo são rapidamente finalizados. Procuro equilibrar a composição com as massas mais escuras das árvores.
Agora , trabalho o posto de abastecimento ( P.A. ) à esquerda, pois as locomotivas em reparo poderão se movimentar em busca de novos destinos. Os trilhos e postes acentuam o ambiente.
Detalho as composições estacionadas à direita, equilibrando o trabalho. Procuro ambientá-las, detalhando os primeiros planos. Termino o desenho. São 14,30 horas. Assino o trabalho. Há silencio à minha volta. Os pássaros se foram, apenas,à distância, ouço o apito do trem. Guardo meus materiais... A cidade ao fundo parece sorrir. O cheiro de graxa é acentuado pelo sol vibrante.Dou as costas ao motivo e volto para casa.
Desenho executado sobre papel ART-Premiun no tamanho 48 X 33 cm.
O desenho a lápis é lento, requer muitos detalhes. Logo o transfiro para o papel ilustração definitivo.
Inicio a fase em bico de pena pelos últimos planos. Os edifícios ao fundo são rapidamente finalizados. Procuro equilibrar a composição com as massas mais escuras das árvores.
Agora , trabalho o posto de abastecimento ( P.A. ) à esquerda, pois as locomotivas em reparo poderão se movimentar em busca de novos destinos. Os trilhos e postes acentuam o ambiente.
Detalho as composições estacionadas à direita, equilibrando o trabalho. Procuro ambientá-las, detalhando os primeiros planos. Termino o desenho. São 14,30 horas. Assino o trabalho. Há silencio à minha volta. Os pássaros se foram, apenas,à distância, ouço o apito do trem. Guardo meus materiais... A cidade ao fundo parece sorrir. O cheiro de graxa é acentuado pelo sol vibrante.Dou as costas ao motivo e volto para casa.
Desenho executado sobre papel ART-Premiun no tamanho 48 X 33 cm.
PAISAGEM RURAL EM CARVÃO
TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA
Esboço do natural em carvão vegetal .O carvão foi utilizado em posição deitada para faciltar a síntese do motivo.
Utilizando os dedos como esfuminho definiu-se os planos da paisagem
Início da fase com a borracha nos ultimos planos definindo a atmosfera interposta como o movimento das vegetações e o caminho visual.
Modelagem das folhagens da árvore em primeiro plano com a borracha, provocando contrastes com o carvão vegetal .O caminho visual da composição foi agora estabelecido.
O desenho terminado .Pequenos acentos com o carvão vegetal acentuou a idéia de luz no trabalho pelos contrastes provocados.
Desenho executado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.
Esboço do natural em carvão vegetal .O carvão foi utilizado em posição deitada para faciltar a síntese do motivo.
Utilizando os dedos como esfuminho definiu-se os planos da paisagem
Início da fase com a borracha nos ultimos planos definindo a atmosfera interposta como o movimento das vegetações e o caminho visual.
Modelagem das folhagens da árvore em primeiro plano com a borracha, provocando contrastes com o carvão vegetal .O caminho visual da composição foi agora estabelecido.
O desenho terminado .Pequenos acentos com o carvão vegetal acentuou a idéia de luz no trabalho pelos contrastes provocados.
Desenho executado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.
Marcadores:
carvão,
paisagem,
passo-a-passo
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
PROJETO FERROVIA
Manhã de domingo. Sou informado de que, por problemas técnicos , a composição ficará parada por mais de seis horas. Oportunidade e motivo aguardados há muito tempo.
São 8,30 horas da manhã.Chego ao local e rapidamente inicio os primeiros esboços. Logo, transfiro o esboço para o papel ilustração com o máximo de detalhes.É grande a tensão devido ao pouco tempo que possuo para executar o trabalho. Esqueço completamente de fotografar a fase do desenho a lápis. Início a fase em bico de pena pela cidade ao fundo. São quase 12,00 horas.
Procuro estabilizar o desenho completando os últimos planos e os trilhos do primeiro plano .
Estabilizo agora o tom que será utilizado no restante do trabalho desenvolvendo os detalhes do primeiro plano. A fome aperta. Como uma maçã... a hora passa rapidamente.
Agora trabalho a composição do primeiro plano. estabilizando o desenho.
São 14,15 horas. Sou infomado de que a composição ficará parada por mais tempo. Alívio...
São 16,30 horas da tarde de domingo. Acrescento os pequenos detalhes, acentuando a dinâmica do motivo.Termino e assino o trabalho.Guardo meu material... escuto ao longe um apito... instantes depois a composição lentamente começa a se movimentar.A cidade ao fundo parece agradecer o esforço. Agora, tomar um lanche e descansar...
Trabalho executado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm.Pena estylo n° 2 .
Marcadores:
bico de pena,
passo-a-passo
PAISAGEM RURAL EM CARVÃO
TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA.
Esboço do natural buscando desde esta fase a síntese do motivo.
Utilizando o dedo como esfuminho defino os planos da composição.
Início da fase com a borracha pelos ultimos planos buscando movimento das folhagens como um caminho visual para a composição do trabalho.
As folhagens das arvores, em primeiros planos, são trabalhadas com a borracha bem como pequenos acentos com o carvão vegetal favorecem maior ritmo ao desenho.
O trabalho terminado onde pequenos detalhes com o carvão vegetal e a borracha acentuaram a dinâmica do motivo favorecendo melhor o caminho visual .
Trabalho executado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.
Marcadores:
carvão,
paisagem,
passo-a-passo
domingo, 9 de outubro de 2011
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
Primeiros esboços no local e retificação da perspectiva e da composição no estúdio.
O desenho agora completado no local com todos os detalhes possíveis para a interpretação em bico de pena.
Início da fase em bico de pena pela locomotiva central para equilibrar o desenho e o tom que será utilizado em todo o trabalho.
O trabalho agora foi desenvolvido com a intepretação da gare da estação e os vagões à esquerda. O equilíbrio do trabalho começa a ser comprometido pelo tom escuro do teto da gare.
Trabalho a composição à direita procurando equilibrar a composição do desenho.
O desenho terminado, onde a ambientação da cena equilibrou o trabalho, acentuando também as características do motivo.
Trabalho executado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm.Pena Estylo n° 2 .
Marcadores:
bico de pena,
paisagem,
passo-a-passo
BICO DE PENA PASO A PASSO
Seu Portela
Ao caminhar pelas ruas, muitas vezes encontramos motivos que são história viva da cidade e por isso merecem ser retratados. Este é um exemplo.
Ao caminhar pelas ruas, muitas vezes encontramos motivos que são história viva da cidade e por isso merecem ser retratados. Este é um exemplo.
Primeiros estudos sobre a posição da cabeça e expressão.Observe o estudo da colocação do chapéu na cabeça.
Início do trabalho pelos olhos buscando a caracterização da expressão ,bem como o equilíbrio do desenho e do tom que será utilizado durante todo o desenho.
Interpretação da barba cabelo e orelha.Observe a resolução da barba " rala " do lado esquerdo da face.
O desenho terminado onde a interpretação do chapéu e roupa evidenciou mais o caráter do modelo.
Trabalho executado no tamanho 48 X 33 cm sobre papel ART-PREMIUN
Marcadores:
bico de pena,
passo-a-passo,
retrato
PAISAGEM RURAL EM CARVÃO
Esboço do natural buscando a síntese do motivo desde esta fase inicial.
Utilizando os dedos com esfumido foi agora definidos os planos.
Iniciou-se agora, a técnica da borracha a partir dos ultimos planos acentuando a atmosfera interposta como movimento e caminho visual a composição.
Utilizando a borracha com maior ou menor pressão foi trabalhada a copa das arvores em primeiro plano.
O trabalho terminado onde pequenos acentos com o carvão e a borracha provocaram a idéia de luz e o caminho visual no desenho.
Trabalho executado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.
Marcadores:
carvão,
paisagem,
passo-a-passo
Assinar:
Postagens (Atom)