segunda-feira, 4 de junho de 2012

RETRATO EM AQUARELA

UM RETRATO EM AQUARELA

.TÉCNICA DO LÁPIS CARVÃO E AQUARELA. Este trabalho foi executado como demonstração aos alunos do curso de Desenho da Figura Humana ,no nosso Núcleo de Artes Visuais. Atendendo a pedidos a sequência completa do desenvolvimento do trabalho é apresentada a vocês,nossos seguidores e aos alunos como complemento de aula.
Desenho a lápis carvão no papel ilustração.


Início da aguada com amarelo ocre.Úmido sobre úmido aplico uma aguada de laranja de cádmio.Trabalho da sombra para a luz


Desenvolvimento da sequência pelas palpebras, lado direito do rosto e nariz. Observe a reserva de branco no osso nasal.


Término da primeira aguada em todo o rosto com amarelo ocre e laranja de cádmio trabalhado úmido sobre úmido.Note a reserva de branco no lábio e a interação da cor lábio-face.


Utilizando azul cobalto e verde esmeralda, iniciei a pintura do cabelo, aproveitando o tom do lápis carvão.


Terminoda primeira aguada em todo o cabelo.


Fortaleço, agora, os tons pele nas palpebras, ponta do nariz e acentuo a cor dos lábios.Trabalho o cabelo com o lápis carvão, sobre a aquarela ainda úmida da primeira aguada. Isto acentua o tom preto do carvão. Provoco a aproximação da face, acrescentando a sombra projetada da face sobre o pescoço com uma guada de azul cobalto. Procuro a cor dos olhos dando vida ao desenho.


Adiciono mais laranja em pequenos toques para avivar o desenho e modelar melhor a face.


O desenho terminado na técnica do lápis carvão e aquarela.Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 32 X 23 cm, com aquarelas LUKAS utilizando as cores-Amarelo ocre- Laranja de Cádmio -Azul cobalto e Verde Esmerada. *fotografias do trabalho com níveis corrigidos digitalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário