domingo, 23 de dezembro de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

A pedidos, no domingo que antecede o Natal, reproduzimos, com votos de FELIZ NATAL a todos nossos seguidores, UMA ILUSTRAÇÃO PASSO A PASSO:


Neste primeiro esboço, observe que foram utilizadas duas LINHAS DO HORIZONTE. Uma Verdadeira, ao meu nível visual e outra Falsa para o plano descendente. Os planos descendentes se localizam sempre abaixo do horizonte verdadeiro. Foram também utilizados dois PONTOS de FUGA.



No estúdio, foram refinadas todas as linhas guias para favorecer as fases seguintes que serão executadas do natural.



Do natural, agora, no papel ilustração, foram executados todos os pormenores da cena a partir dos esboços iniciais, para facilitar as fases seguintes. Tempo de execução foi em torno de 3 horas.


Início da fase em bico de pena, à esquerda, para equilibrar o desenho e o tom que foi utilizado em todo o trabalho.


Buscando sempre o equilíbrio do desenho e do tom, trabalhou-se à direita do desenho.


Novamente, pensando sempre no equilíbrio da composição, foram interpretados os últimos planos à esquerda do motivo.


Trabalhando os últimos planos á direita do motivo, tanto o equilíbrio do tom e do desenho foram obtidos.


O desenho terminado, com a marcação das sombras projetadas e detalhes dos veículos à direita. Por ser o trabalho executado do natural todas as sequências acima foram fotografadas.


Agora, o trabalho original devidamente escaneado como foi encaminhado para publicação, na "Tribuna Impressa" em 22 de agosto de 2012 (em comemoração ao aniversário da cidade de Araraquara, este trabalho foi executado para o jornal local "Tribuna Impressa").

Trabalho realizado em torno de 30 horas, do natural, em 6 sessões, sobre papel Art-Premiun no tamanho 48 X 33 cm, com pena Style n° 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário