domingo, 29 de abril de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA


INTERPRETANDO A LUZ EM BICO DE PENA

Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz direta intensa.


Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz difusa.


Interpretação em bico de pena de um retrato com luz interna difusa.


Interpretação em bico de pena de um retrato com luz interna dirigida.


 Interpretação em bico de pena de uma figura com luz interna dirigida.


BICO DE PENA PASSO A PASSO


Primeiros esboços para estudo das proporções e posição da cabeça,


O desenho no papel ilustração com o máximo de detalhes para a interpretação em bico de pena.

Início da fase em bico de pena pelos olhos para equilibrar o desenho e tom que será utiizado em todo o trabalho.

Interpretação do nariz, lábios e do sorriso.

Interpretação do cabelo com seu ritmo, movimento e brilho.

O desenho terminado onde pequenos acentos  acrescentaram equilíbrio e peso ao trabalho.
Desenho executado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33cm. Pena Hunt 100.



domingo, 22 de abril de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

INTERPRETANDO A LUZ EM BICO DE PENA.


Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz direta intensa.


Interpretação em bico de pena de figura com luz direta intensa.


Interpretação em bico de pena de um retrato com luz interior dirigida.


Interpretação em bico de pena de um retrato com luz interior difusa.


Interpretação em bico de pena de figura com luz interior difusa.

BICO DE PENA PASSO A PASSO

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
ESCRITOR ARARAQUARENSE

Primeiros estudos sobre proporções , detalhes e posição da cabeça.



O desenho no papel ilustração com o máximo de detalhes para a interpretação em bico de pena.



Início da fase em bico de pena pelos olhos, para equilibrar o desenho e o tom que será utilizado em todo o trabalho.



Interpretação do nariz e lábios,acentuando a expressão facial.



Interpretação do cabelo, contorno do rosto e vestuário.



O desenho terminado. A interpretação das mãos e óculos acentuaram tanto a dinâmica do desenho como a semelhança do modelo. Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm. Pena Hunt 100. Desenho encaminhado para publicação no jornal Tribuna Impressa, no dia 22 de abril de 2012, na seção Classe A.

domingo, 15 de abril de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

INTERPRETANDO A LUZ EM BICO DE PENA

Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz direta intensa.




Interpretação em bico de pena de uma paisagem com luz difusa.




Interpretação em bico de pena de figuras com luz interior difusa.

RETRATO EM BICO DE PENA

Dr. EDUARDO LAUAND

Primeiros estudos sobre proporções e os elementos do rosto.



O desenho no papel ilustração com o máximo de detalhes para facilitar a interpretação em bico de pena.




Início da fase em bico de pena pelos olhos e óculos para equilíbrio do desenho e do tom que será utilizado em todo o trabalho.




Interpretação do nariz e lábios.




Interpretação do cabelo e contorno do rosto.




O desenho terminado, onde os pequenos detalhes acentuaram o parecido do modelo. Trabalho executado em bico de pena e encaminhado para o jornal Tribuna Impressa para publicação, o que ocorreu no domingo, dia 8 de abril de 2012 na seção CLASSE A.


PAISAGEM URBANA EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL, BORRACHA E PASTEL. A PAINEIRA DA PRAÇA DO FAVEIRAL

Esboço do natural sintetizando os elementos da paisagem desde esta fase inicial.



Foram utilizados os dedos como esfuminho para definir os planos e, a seguir, a borracha, buscando movimento e acentuação do caminho visual para a composição.



Término da fase com a borracha e preparo da composição para a fase seguinte.



Início da fase em cores a pastel para definir a paineira. Observe como as fases anteriores servem de auxílio para assessorar as cores trabalhadas da luz para a sombra.



O desenho terminado onde pequenos acentos com o carvão vegetal definiram o caminho visual, auxiliando na interpretação da luz.
Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm




domingo, 8 de abril de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA.

INTERPRETANDO A LUZ EM BICO DE PENA abaixo dos desenhos
Interpretando uma paisagem urbana em bico de pena com luz direta intensa.



Interpretando figuras em bico de pena com luz difusa.



Interpretando figura em bico de pena com luz interior dirigida.



Interpretando figuras em bico de pena com luz interior difusa.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÂO VEGETAL E BORRACHA.






Esboço do natural em busca da síntese desde a fase inicial.

Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos do desenho.


Início da fase do trabalho com a borracha a partir dos últimos planos.



Utilizando a borracha, foram definidos os primeiros planos bem como o caminho visual da composição.
Os planos, agora, melhor definidos por contrastes de pequenos acentos com o carvão vegetal.
O desenho terminado .
Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGOW no tamanho 66 X 48 cm.





domingo, 1 de abril de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

INTERPRETAÇÃO DA LUZ EM BICO DE PENA



Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz direta intensa.




Interpretação em bico de pena de figuras com luz direta intensa.




Interpretação em bico de pena de figura com luz difusa em interior.




Interpretação em bico de pena de figura em luz difusa em interior.




Interpretação em bico de pena de luz dirigida em interior