terça-feira, 27 de novembro de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

QUANDO A INTERPRETAÇÂO DA LUZ DETERMINA A GRANDIOSIDADE DO MOTIVO.










ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

QUANDO A INTERPRETAÇÃO DA LUZ DETERMINA A GRANDIOSIDADE DO MOTIVO




BICO DE PENA PASSO A PASSO

DARIO PIRES: VENDO O CÉU CIENTIFICAMENTE

Astrônomo amador construiu mais de 300 telescópios



Primeiros esboços de estudos de proporções, expressões e posição da cabeça na interpretação da reportagem.


O desenho no papel ilustração, com o máximo de detalhes, para facilitar as fases seguintes.


Início da fase do bico de pena pelos olhos e óculos em busca do equilíbrio do desenho e do tom que será utilizado em todo o trabalho.


Interpretação do nariz e lábios e do bigode.


Interpretação das orelhas e do cabelo.


O desenho terminado. Pequenos detalhes favorecem a semelhança com o modelo, conferindo ao desenho peso e contraste.

Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm e encaminhado para publicação no jornal "A TRIBUNA IMPRESSA" na seção CLASSE A do dia 25 de novembro de 2012. Pena utilizada LEONARDT 33.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA
Trabalhando do natural com o carvão vegetal na horizontal, buscou-se a síntese da composição desde esta fase inicial.
Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos do trabalho.
Agora, os últimos planos foram trabalhados com a borracha promovendo um caminho visual para a composição e movimento da cena.
O trabalho terminado onde pequenos acentos com o carvão vegetal e a borracha realçaram o caminho visual, movimento da cena e a ideia da luz sobre o motivo. Trabalho executado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA.

QUANDO A INTERPRETAÇÃO DA LUZ DETERMINA A GRANDIOSIDADE DO MOTIVO.










PAISAGEM RURAL EM AQUARELA

REALÇANDO O COLORIDO DA CENA.




Após um leve esboço com lápis 6B , inicio a primeira aguada com amarelo limão e azul ftalo trabalhando as construções em negativo.


Acentuo agora,úmido sobre úmido,uma nova aguada com violeta, vermelho de cádmio e um duplo tom de azul ftalo , sem definir o motivo. Amplio a aguada , agora com azul ftalo bem diluido, provocando uma graduação suave das cores à direita.


Agora, inicio a definição do primeiro plano e as construções nos planos distantes.


Acentuo os contrastes entre os planos e inicio a definição de um caminho visual na composição.


O trabalho terminado onde pequenos acentos definiram o caminho visual, movimento a cena e a ideia de luz sobre o motivo. Aquarela executada do natural sobre papel SAUNDER no tamanho 56 X 38 cms. Aquarelas LUKAS

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA.




Trabalhando do natural com o carvão vegetal na horizontal, buscou-se a síntese da composição desde esta fase inicial.


Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos do trabalho.


Agora, os últimos planos foram trabalhados com a borracha promovendo um caminho visual para a composição e movimento da cena.


O trabalho terminado onde pequenos acentos com o carvão vegetal e a borracha realçaram o caminho visual, movimento da cena e a ideia da luz sobre o motivo. Trabalho executado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cms.

domingo, 11 de novembro de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

QUANDO A INTERPRETAÇÃO DA LUZ DETERMINA A GRANDIOSIDADE DO MOTIVO.










BICO DE PENA PASSO A PASSO

MÃE E FILHA.

As comemorações familiares sempre proporcionam momentos extremamentes felizes. Este foi um deles. FELIZ ANIVERSÁRIO ISABELLA!!


Primeiros esboços de estudos sobre proporções, posição da cabeça. Observem a seta destacando a ideia do entrelaçamento das formas básicas das cabeças.


O desenho no papel ilustração, com o máximo de detalhes, para facilitar as fases seguintes.


Início da fase em bico de pena pelos olhos da mãe, em busca do equilíbrio e do tom que será utilizado em todo o trabalho.


Em busca do equilíbrio da composição, agora, foram executados os olhos da filha.


Interpretação dos narizes e lábios.


Interpretação do cabelo da mãe.


Sempre em busca do equilíbrio da composição, agora, foi interpretado o cabelo da filha.


Interpretação do adorno na cabeça da filha.


O desenho terminado, em que os detalhes dos vestuários equilibraram a composição,realçando o grau de afetividade entre mãe e filha. Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN, no tamanho 48 X 33cm. Pena Leonardt 33.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA.




Esboço do natural, buscando a síntese e a composição desde esta fase inicial.


Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos da composição.


Início da fase do uso da borracha, pelos últimos planos e a sombra projetada da árvore, em busca do caminho visual da composição e a ideia de texturas.


Com o uso da borracha foram acrescentados a dinâmica do movimento na copa da árvore, bem como acentuado o caminho visual ao trabalho.


O trabalho terminado onde pequenos toques com o carvão vegetal e a borracha valorizaram a ideia de luz sobre o motivo. Trabalho realizado sobre papel EVNGLOW no tamango 66 X 48 cm.